3 de jun. de 2010

Segunda foi um dia triste

Na segunda e na terça estive no Seminário de Cultura Digital promovido pela SEC-RJ. Enquanto tuittava o seminário ia lendo as notícias sobre o ataque isralense ao navio que tentou furar o bloqueio de Gaza. E fiquei com muita vontade de chorar.

Foi uma merda, uma grande cagada, é só o que posso dizer. Sei que as coisas não são preto no branco como muitos gostam de acreditar. É muito fácil e simplista acreditar que só um lado está certo, e por isso eu quero dizer tanto o radicalismo de uma galera da esquerda quanto de uma postura Israel-está-sempre-certo de alguns amigos.

Mas o que me deixou mal foi ler na internet comentários antissemitas assustadores. No Twitter achei coisas como "judeu bom é judeu morto", "judeus controlam a economia do mundo", "os judeus estão matando o povo palestino."

Em primeiro lugar há que se entender a diferença entre Israel e os judeus. Israel é um Estado Nação, assim como o Brasil. Os cidadãos de Israel são os isralenses.
Sim, Israel é o Estado judeu, mas isso não siginifca que todo judeus seja israelense, nem que todo judeu ou israelense concorde com a política adotada pelo governo.

Eu sou brasileira, judia, mulher, flamenguista e mais uma série de outras coisas. Por favor, não me coloquem em rótulos generalistas nem assumam que eu penso assim ou assado por causa disso. Pensem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário